SEO: como aumentar o tráfego orgânico

Gerar tráfego orgânico para um site é uma tarefa aparentemente difícil, especialmente quando comparada com as visitas que resultam da ativação de campanhas online pagas – tanto em redes sociais, como em motores de busca. Contudo, o que seria do nosso negócio se precisássemos de pagar constantemente à Google para que um site aparecesse na primeira página? É precisamente neste ponto que está a importância do SEO (Search Engine Optimization ou “Otimização para Motores de Busca”).

O SEO é uma estratégia do Marketing Digital que dá visibilidade ao seu site, nomeadamente através de um melhor posicionamento do mesmo nos resultados de pesquisa. Esta otimização pode fazer a diferença entre o site surgir na primeira ou na terceira página dos resultados da pesquisa – e todos sabemos que poucas são as pessoas que passam da primeira página.

O primeiro passo para aplicar técnicas de SEO é perceber quais são as keywords (“palavras-chave”) utilizadas pelos internautas quando procuram, por exemplo, pela sua área de negócio. A partir daí, torna-se necessário otimizar – através do uso dessas mesmas palavras – as várias componentes do site, como os URL, os títulos, os textos, as title tags ou até as alt tags das imagens.

A utilização destas keywords nos vários locais e componentes do nosso site resultará no melhor posicionamento do mesmo nos resultados da pesquisa. No fundo, o SEO é uma forma de “manipular” o algoritmo do Google (motor de busca) a nosso favor, resultando no aumento do tráfego orgânico do nosso site.