Ads online: vantagens e não só…

Anunciar (ou publicitar) não é algo novo. Na verdade, esta é uma estratégia clássica do Marketing – e em concreto do Outbound Marketing – marcadamente presente nas nossas vidas: nos outdoors que vemos nas ruas, nos intervalos dos programas de televisão… Contudo, a internet permitiu criar alternativas a estes meios tradicionais, nomeadamente através de plataformas como o Google e as redes sociais.

Os anúncios ou simplesmente “Ads” (de Advertising), são uma das formas mais rápidas de atrair a atenção dos públicos. Estas correspondem a um meio ativo de prospeção de clientes, gerando tráfego pago (ao invés de orgânico), por exemplo, para o site da sua empresa.

Existem diversas plataformas e formatos para anunciar. Porém, neste artigo focar-nos-emos em duas que nos parecem particularmente importantes: o Google Adwords e o Facebook Ads.

O Google Adwords, provavelmente o método mais conhecido, serve para posicionar determinado site na primeira página de resultados do motor de busca da Google. Este sistema funciona através de keywords escolhidas pelo anunciante, para que, caso o utilizador escreva algum desses termos na pesquisa, o seu site apareça nos primeiros resultados.

O Facebook Ads, por seu lado, permite fazer uma segmentação do público que o anunciante pretende atingir com o seu anúncio. Por exemplo, se a intenção for dar a conhecer uma marca de produtos cosméticos a mulheres dos 30 aos 50 anos, o Facebook só vai apresentar esse anúncio aos utilizadores que correspondam a este perfil.

As vantagens de anunciar nestas plataformas centram-se em alguns pontos fundamentais: preço mais baixo face aos meios tradicionais, abrangência e segmentação do público-alvo, simples controlo da campanha no decorrer da mesma e a facilidade de avaliar os resultados. Na perspetiva das desvantagens, tanto o CAC (Customer Acquisition Cost) como a taxa de rejeição podem ser bastante elevados.

Seja qual for a plataforma utilizada, as Ads têm, naturalmente, um custo associado. Por esse motivo, após delinear e criar a campanha, esta deve ser constantemente monitorizada para perceber se a estratégia utilizada está a ser rentável e, por fim, calcular o ROI (Return on Investment).