Marketing Digital… Mas, afinal o que é?

A Internet está integrada na nossa vida de tal maneira que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Desde coisas simples, como obter o telefone da pizzaria, até coisas complexas, como realizar pesquisas de opinião pública ou desenvolver um software de gestão de projetos. Quase tudo passa pela Internet.

Não é por acaso. É cada vez mais difícil ver as pessoas desconectadas de seus telemóveis, com a Internet ao alcance dos dedos. E se a nossa vida já não é mais a mesma com a Internet, o mesmo se pode dizer do processo de compra.

É muito comum procurarmos produtos e serviços que queremos na Internet – pesquisar os melhores preços (quando já sabemos o que queremos), procurar informações sobre determinado produto ou serviço (quando ainda estamos a estudar as possibilidades de compra) ou descobrir mais informação sobre um problema que temos (quando ainda nem sabemos qual a solução que nos poderá ajudar).

A isso tudo chamamos de Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais, com o objetivo de promover empresas e produtos.

Surgido na década de 1990, o Marketing Digital mudou a maneira como as empresas utilizam a tecnologia na promoção dos seus negócios. O termo tornou-se mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, quer seja para pesquisarem informação sobre os produtos, quer seja para realizar as compras em si.

Para se ter uma ideia de como isso mudou o processo de compra, basta dizer que, no passado, quase a totalidade de informações que poderíamos obter sobre produtos e serviços estava na mão das empresas que ofereciam essas soluções.

Ou seja: para saber algo sobre um produto ou serviço, você tinha que ir até ao vendedor, que provavelmente “puxaria a sardinha” para o lado da empresa em vez de fornecer informação isenta sobre as soluções.

 

Hoje em dia, a Internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Em números, significa dizer que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.

Mas, apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem as suas oportunidades de negócio, já que, cada vez mais, a Internet vai fazer parte da vida das pessoas.

Além disso, inclui diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, entre outras, o que aumenta o seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.

Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, existem aquelas estratégias/técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e trazerem normalmente resultados positivos. São elas:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Otimização de Conversão – CRO;
  • Marketing de Busca – SEM.
  • SEO

Fonte: Texto retirado na integra do site “Resultados Digitais”  (algumas alterações de português/Brasil para português/Portugal)

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