As Redes Sociais como estratégia de Marketing.

Conhece a célebre frase “estar no sítio certo à hora certa”? Pois bem, a lógica de aplicar o Marketing às redes sociais é muito semelhante: trata-se de estar onde o seu público está.

Fazer Marketing nas redes sociais não é nada mais do que produzir e aplicar ações estrategicamente pensadas a estes canais, com vista a criar engagement com o seu público-alvo. Como? As redes sociais são o exemplo perfeito de comunicação bidirecional – essencial para criar relações –, isto é, não só podemos partilhar conteúdos, como temos a possibilidade de interagir e receber inputs dos nossos visitantes em tempo real.

Isto não quer dizer que seja necessário estar presente em todas as redes sociais existentes. Aliás, o mais indicado é escolher cautelosamente onde deve estar, tendo sempre em consideração onde está o seu público-alvo. Um exemplo muito concreto: num negócio de beleza e bem-estar, fará mais sentido ter uma presença ativa no Instagram ou no Facebook, ao invés do Linkedin.

Igualmente importantes são os conteúdos. Estes devem ser produzidos especificamente para a rede em questão, sendo que cada rede social tem as suas especificidades e são utilizadas com objetivos diferentes. Para além disso, utilizar as redes implica alguma regularidade. Não se trata apenas de publicar conteúdos, mas também de estar atento a comentários e dúvidas dos utilizadores.

No fundo, as redes sociais são um elemento essencial para garantir a presença digital do seu negócio. Estas, quando bem utilizadas, para além de darem visibilidade e credibilidade ao seu negócio, podem inclusivamente ajudá-lo a aumentar o número de visitas do seu site e, consequentemente, criar leads. Ainda mais importante, elas ajudam-no a criar uma relação mais próxima com o seu público, assente na comunicação personalizada e interativa.

Hoje, as pessoas utilizam as redes sociais em grande parte dos momentos do seu dia-a-dia, seja nos transportes, no trabalho ou na escola. É a estes canais que elas dedicam cada vez mais o seu tempo. Por isso, tal como dissemos no início deste artigo, o mais importante é estar onde o seu público está.