Your Content Goes Here
Todas as marcas trazem consigo uma história, e muitas histórias. A norte-americana Kellog’s, que começou num sanatório, não é exceção.
Curioso? Ainda bem.
“Tudo começou na região de Battle Creek –Michigan, Estados Unidos, quando John Harvey Kellogg, depois de estudar medicina, em 1884 se tornou psiquiatra chefe do sanatório da cidade. Na procura de uma alimentação equilibrada o Dr. Kellogg e o seu irmão, Will Keith, contabilista e gerente do sanatório, começaram a testar novas e saborosas receitas para diversificar o cardápio e proporcionar uma alimentação mais saudável aos seus pacientes. Uma dessas misturas, que figurava entre as preferidas dos pacientes, era composta de fubá de milho, aveia e trigo, que depois eram assados e triturados. Deram a isso o nome de “granola”. Após muitas experiências, em 1894 chegaram acidentalmente aos flocos de trigo.
Um dia, enquanto cozinhava trigo para produzir um tipo bolacha, o médico deixou a massa tostar por acidente. Mas decidiu simplesmente continuar o processo e, para a sua surpresa, ao afiná-la com rolos, ela desfez-se em pequenos flocos, que depois foram assados. Com a adição de açúcar, a novidade caiu no gosto dos pacientes. No dia 8 de Agosto de 1894, surgia o princípio para a produção de cereais que levaria à criação dos flocos de milho e de arroz.
A partir desse dia, os pequenos almoços em muitas casas pelo mundo, não seriam mais os mesmos. Eles patentearam a invenção. O sucesso desses alimentos matinais logo transformou a cidade de Battle Creek. Fabricantes de cereais que queriam copiar as fórmulas do Dr. Kellogg começaram a ir para lá e, em pouco tempo, a cidade transformou-se na capital da indústria dos cereais matinais.
Percebendo a procura crescente do produto, Will Keith Kellogg, irmão do Dr. Kellogg, entrou em acção e idealizou uma produção em massa do novo produto. Mas encontrou forte resistência por parte de seu irmão, que não queria perder o carácter saudável e institucional do produto. Em 1898 continuou o desenvolvimento e aperfeiçoamento do cereal até criar os “Corn Flakes”, feitos com flocos de milho. Em 1902 comunicou ao seu irmão que ia criar a sua própria empresa para produzir o novo produto.
Finalmente, no dia 19 de Fevereiro de 1906, ele fundou a Battle Creek Toasted Corn Flake Company, que se viria a ser a KELLOGG COMPANY, e começou a produção do cereal, baptizado inicialmente como “Toasted Corn Flakes”, no dia 1 de Abril, na região de Battle Creek, com a colaboração de apenas 44 funcionários. Ao produto inicial ele acrescentou açúcar. A empresa utilizava na época a assinatura “The Original Has This Signature — W.K. Kellogg” para se diferenciar da concorrência, Nessa época havia 42 indústrias de cereais na região. Esta frase apareceria em destaque nas embalagens e comunicação do produto durante muito tempo. No ano seguinte passou a utilizar, pela primeira vez, o nome KELLOGG’S escrito em vermelho nas embalagens do produto.”
Fonte: Mundo das Marcas
Também pode gostar de ler:
E quando damos um beijo na boca à concorrência?