Que resultado podem esperar?

OPINIÃO

Por Teresa Salvado

Quando  os clientes exigem milagres, que resultado podem esperar?

São frequentes as conversas entre criativos e consultores sobre os verdadeiros milagres que os clientes exigem. Também são frequentes o desespero e o stress vividos entre esta classe profissional.

Quase todos os clientes querem o melhor trabalho do mundo ao nível de criatividade e execução em tempo record.

É um verdadeiro pesadelo para quem quer entregar um trabalho de qualidade, profissional. Para todos os efeitos é o bom nome destes profissionais que está em cima da mesa.

Este vídeo  mostra, de forma simples e óbvia, o que pode acontecer a um trabalho quando o cliente pressiona para que esteja pronto “no metter what”.

Mas não é só o tempo que é exigido. Muitos clientes também querem um trabalho que seja “baratinho”, “que não custe um rim”. Afinal de contas eles conseguem fazer aquilo, só não têm é tempo.

Pessoal, a malta da criatividade também come e também tem contas para pagar. Se querem um trabalho de qualidade, esse trabalho tem um preço. E a criatividade não é paga há bandeirada, como os táxis.

Mas há mais, os clientes contratam criativos, pagam-lhes para desenvolverem conceitos e porem-nos em prática, mas são eles que sabem tudo – o que querem, como querem e como se faz. Interferem nos trabalhos, alteram ou pedem para alterar o que lhes apetece.

No final, nem sempre o trabalho final é aquele que foi pensado e realizado pelos criativos. Quantas e quantas vezes esses trabalhos são uma amalgama de coisas atiradas para cima do original. E só o cliente acha que vai funcionar. Mas tentem dizer-lhe que aquilo assim não vale nada e é dinheiro deitado à rua?!?!

Lá está, todos temos contas a pagar e comida para pôr na mesa.

Experimentem passar um dia na pele de um criativo…

Também poderá gostar de ler:

Em casa ou no escritório?

Marketing: Truques para um bom storytelling

Seth Godin: como espalhar as ideias