Inbound Marketing ou Outbound Marketing, qual o melhor?

A resposta à pergunta do título é simples: não há melhor, nem pior. O Inbound Marketing e o Outbound Marketing são duas vertentes do Marketing que, embora possamos considerar que tenham a mesma finalidade – captar leads –, cada uma tem as suas vantagens e desvantagens.

Outbound Marketing
O Outbound Marketing tem por lógica “ir ao encontro do cliente”, ou seja, é um método direto e ativo de prospeção de clientes. Esta vertente do marketing corresponde ao tipo de campanhas que estamos habituados a ver nos meios tradicionais – televisão, rádio, jornais, revistas –, não excluindo os outdoors e os mupies.
Na vertente digital, aos meios tradicionais juntam-se outras formas de publicitar, como o Google Adwords, o Facebook Ads ou o Instagram Ads. Neste campo, o Outbound Marketing corresponde a todo o tipo de publicidade paga, sendo que esta surge de uma campanha de marketing pensada e segmentada para determinado público. De salientar que as campanhas nos meios digitais são mais facilmente controladas e medidas, tendo em conta a diversidade de ferramentas disponíveis para este fim.

Inbound Marketing
Ao contrário do Outbound, o Inbound Marketing é um método passivo de prospeção de clientes – é também conhecido por marketing de atração. Assim sendo, esta vertente não estabelece um contacto direto com os potenciais clientes, mas utiliza estratégias para o atrair e suscitar o seu interesse.
O melhor exemplo de Inbound Marketing é criar conteúdos relevantes para os possíveis clientes – com base nos seus interesses e necessidades – e publicá-los no site da empresa ou nas suas redes sociais. Esta estratégia vai gerar tráfego orgânico, sendo que após captar a atenção do utilizador, as possibilidades de o transformar em lead e, por fim, em cliente, aumentam consideravelmente.

Outbound Marketing vs Inbound Marketing
Afinal, qual é o melhor? Os dois. Em primeiro lugar é preciso ter noção que estas duas vertentes são realmente diferentes. Passamos a exemplificar: se, por um lado, o Outbound Marketing pode ser mais rápido a captar leads (ROI mais rápido), por outro, o investimento da campanha também será maior; já no caso do Inbound Marketing, o investimento pode ser mais reduzido, mas os resultados também podem ser mais demorados.
Uma boa estratégia de marketing pode passar precisamente por juntar estas duas vertentes. Pegando novamente no exemplo da criação de conteúdos para as redes sociais: uma marca pode criar conteúdos interessantes para o Facebook e, em simultâneo, fazer uma campanha de Facebook Ads para ajudar a promovê-los. Assim, o Outbound Marketing estará a complementar o Inbound Marketing.