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… tiremos partido do Marketing Digital… para nós e para as nossas empresas.

Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela se tornou na única alternativa para muitos deles. O fecho de lojas e as medidas de isolamento face ao coronavírus acertaram em cheio nas empresas que atendiam apenas em pontos físicos. E mesmo as que já eram digitais podem enfrentar uma queda na procura, motivada pelo momento de incerteza.

Conectar-se aos clientes é mais importante do que nunca – e o marketing digital pode ajudar nesse processo. Ficam aqui oito dicas para usar o marketing digital a favor do seu negócio.

1. Invista em presença digital
Antes de pensar em estratégias digitais, avalie a maturidade atual da sua empresa na Internet. Se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar esse novo passo. Além de evitar sair, as pessoas estão mais conectadas do que antes. “Na prática, o digital é o que sobrou no meio de todas as restrições físicas”, aponta André Siqueira, cofundador da Resultados Digitais.

Para quem vendia em pontos físicos e ainda não tem e-commerce, a dica de Marcel Ghiraldini, cofundador da Math Marketing, é começar por entrar em um marketplace, que já oferece uma estrutura funcional. Ele lembra que, além das vendas, a Internet é fonte de conteúdo para entender como agir neste momento. “Você pode desde pesquisar para entender como estão seus concorrentes até recorrer ao Google Trends para ver o que as pessoas estão à procura”, diz.

2. Conheça o seu público
Conhecer os seus clientes e seguidores é essencial para definir qualquer estratégia. Isso envolve desde mapear as redes sociais que eles mais usam até conhecer seus hábitos e preferências. “Quando você entende bem esses comportamentos, é mais fácil desenhar estratégias e definir os canais e a linguagem adequada”, aponta Siqueira.

Para isso, pode começar por recorrer a uma ação simples: fazer-lhes perguntas. A capacidade de ouvi-los individualmente, segundo Ghiraldini, é uma das grandes vantagens das pequenas empresas em relação às grandes.

3. Ofereça conteúdos de valor
Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos. A estratégia é ainda mais importante nesse momento, já que eles, assim como você, estão preocupados com a pandemia.

“O que as pessoas mais estão à procura neste momento é de um pouco de conforto ede uma forma de diminuir as incertezas. Por isso, é a hora de  abrandar as estratégias”, diz Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content. Ele também acredita que toda as empresas têm potencial de colaborar de alguma forma. O fortalecimento da marca virá como consequência.

“O cliente de uma academia não deixou de querer ficar em forma. Se eu sou dono de uma, posso fazer lives e postar aulas no Instagram, ajudando a resolver essa dor sem tentar vender”, afirma. “Quando a situação se acalmar, as pessoas lembrarar-se-ão dessa ajuda.” Ele diz que seguir o caminho contrário, usando a situação como estratégia de venda, soará como oportunismo e prejudicará ainda mais sua empresa.

4. Humanize a sua marca
Compartilhar os bastidores do seu negócio também pode ajudar a conectar-se melhor com os clientes – e servir de base para apoiá-los. “Na RD, por exemplo, nós colocamos todos os funcionários em home office e compartilhamos um guia sobre isso para quem quiser aprender”, diz Siqueira, da Resultados Digitais. No caso de restaurantes com take away é interessante mostrar que cuidados têm sido tomados na cozinha para evitar contaminações.

Ainda pode compartilhar as dificuldades do negócio, como o desafio de pagar as contas. “As pessoas têm um carinho por negócios locais. Se você não consegue vender agora, pode lançar um voucher para depois”, exemplifica Peçanha, da Rock Content. “Vender um voucher de € 10 por € 7 é uma estratégia de marketing e pode ajudar muito o fluxo de caixa.”

5. Invista na criação de leads
Em linhas gerais, as leads podem ser definidas como pessoas (ou empresas) que entraram em contato com a sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo. Uma das formas comuns de gerar leads é oferecer algo de valor, como um conteúdo, através de subscrição. “Se tiver o contato dos clientes, será muito mais fácil contruir o relacionamento”, diz Siqueira.

6. Considere investir em anúncios online
Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego neste momento. Uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as próprias redes sociais.

Só colocá-los no ar, porém, não garante resultados. “Não adianta colocar anúncios se não estiver medindo os resultados e não souber o quanto eles refletem nas vendas”, diz Siqueira, da RD. Para quem está a começar, ele recomenda ter cuidado e começar devagar.

7. Defina objetivos  e meça os resultados

Para que os anúncios, a comunicação ou qualquer outra estratégia dê certo, é preciso ter definido bem os seus objetivos. “Aquela máxima de que se não sabe para onde ir, qualquer caminho funciona é válida nesse contexto”, aponta Marcel Ghiraldini, cofundador da Math Marketing. A análise de dados é especialmente útil nesta altura, ajudando a definir os pontos fortes e fracos e a mapear as próximas decisões. E, segundo Ghiraldini, temas como este já deveriam estar no radar das empresas mesmo antes da pandemia.

8. Acompanhe as mudanças de comportamento
A urgência em evitar a disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse o assunto do dia em todos os lados, da Internet à televisão. Com o tempo, segundo o cofundador da Resultados Digitais, a tendência é para que haja uma saturação. “Já todos vão saber como é a prevenção, o tratamento e o que está ou não a acontecer e vão começar a tentar viver uma vida normal”. Este, diz ele, será o momento com mais oportunidades para o digital. “Vai ter mais pessoas online e muito do que elas fariam fora de casa vão fazer dentro.”

Fonte: Texto (adaptado para português de Portugal) do site Pequenas Empresas e Grandes Negócios

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