Saiba como utilizar a comunicação corporal a seu favor
A comunicação corporal é, à primeira vista, o nosso cartão de visita. Antes de duas pessoas iniciarem uma conversa existe um histórico de movimentos corporais, contatos visuais e, até mesmo, interação física, como por exemplo o aperto de mão, com a outra pessoa.
Manter o contato visual numa reunião com potenciais clientes é bastante importante e essencial para demonstrar confiança no que estamos a dizer. Caso estejamos desconfortáveis, inseguros ou constrangidos, uma das primeiras defesas que o nosso corpo tem é olhar para baixo ou para um ponto fora do foco da reunião. Esta atitude, provavelmente, irá transparecer aos clientes que, consequentemente, não ficarão convencidos e o negócio pretendido poderá não ter efeito.
Com o contacto visual, que dita o nível de segurança de quem está a comunicar, também aparece o tom de voz. Por exemplo, um tom monótono dá a entender aos clientes uma falta de interesse por parte do orador. É necessário ter capacidade para variar o tom de voz consoante o que queremos transmitir em determinado momento da reunião. Nos momentos mais importantes deve-se aumentar adequadamente o tom, para que os clientes percebam que naquele momento devem estar com atenção redobrada.
Além dos aspetos “não visíveis”, a postura corporal também é importante. Ficar em pé, com os ombros ligeiramente para trás, é sinal de confiança e traz mais sucesso às mensagens que pretendemos transmitir. Relativamente aos gestos, podem indicar o nível de interesse e, mais uma vez, confiança. Há que ter em atenção para não se utilizar gestos exagerados, pois pode tornar-se um fator de distração para quem ouve.
Todos esses fatores desempenham um importante papel no que toca à transmissão de mensagens, por isso, numa reunião, é necessário ter em conta toda a nossa linguagem corporal, ter a capacidade de não transparecer o nervosismo e manter sempre a calma. O sucesso de uma reunião também está neste pequenos, grandes, pormenores.
Fonte: Penser