Um problema da quarentena.

Como trabalhar em casa e cuidar dos filhos? Um problema da quarentena.

Para muitos dos nossos clientes, com quem temos conversado neste tempo de confinamento, a maior dificuldade surge quando têm de coordenar o teletrabalho com a permanência de filhos pequenos em casa.

É importante que perceba que o escritório onde trabalha diariamente e a sua casa são ambientes totalmente diferentes. Portanto, não pode querer que as coisas corram da mesma forma. Terá de ser muito realista e ter cuidado com as expectativas/metas que cria para o seu dia-a-dia.

Para que possa ultrapassar esta fase com menos stress, pensamos em algumas pequenas medidas que pode tomar e que lhe vão, de certeza, facilitar a vida.
Mas nunca se esqueça: as crianças são sempre crianças!

DICAS:

1.

1. Assim como precisa de criar o seu espaço de trabalho, crie, também, uma zona onde as crianças possam brincar e desarrumar à vontade.
2. Crie, também um espaço onde tenha sempre algo que as crianças possam ir buscar para comer.
3. Crie rotinas para si e para os seus filhos. Não esquecendo que não deve ser inflexível e que de certeza terão de ser feitos ajustes.
No entanto, seja firme com eles caso queiram fugir ao que foi estipulado. Afixe os horários.
4. Determine tempos de silêncio, explicando-lhes que durante aquele período não pode ser interrompido/a.
5. Atribua-lhes algumas tarefas domésticas, adaptadas à idade. Está a dar-lhes responsabilidades e a criar neles o sentido de independência.
6. Faça coincidir os seus tempos de pausa com os deles, alturas em que podem fazer algo em conjunto.
7. Os seus filhos devem ter tempos de lazer em que estão por sua conta, sem supervisão, a ler, a fazer um puzzle ou um lego, por exemplo.
As novas tecnologias também podem fazer parte do dia, visto existirem diversas plataformas com atividades online dirigidas a diversas idades.
Também há algumas atividades por Skype ou Zoom, como ginástica, dança, música.
8. E é também necessário um tempo para fazerem os trabalhos enviados pela escola. Prepare-lhes um ambiente arrumado, com os materiais de que precisam e livre de distrações.
9. Se não for o único adulto em casa, e der para o fazer, reveze-se no acompanhamento aos filhos.
10. No final do dia, arranje alguns minutos para conversarem em família sobre como correu. Valorize tudo o que que correu bem e ajuste o que pode correr melhor.

Talvez tambem gostasse de ver:

Vamos ajudar quem ajuda

COVID-19 não nos obriga a parar