As formas mais utilizadas e eficientes

No nosso penúltimo artigo, Marketing de Conteúdo dá cartas no digital, abordamos a importância dos conteúdos em uma estratégia de marketing. 

Mas o que significa produzir conteúdo? Quais formatos você pode utilizar? Há muitas formas de divulgar a informação que você gera. As mais utilizadas – e mais eficientes – são:

  • BLOG

Um blog é a forma mais comum de atração na Internet. Com bons conteúdos e uma boa otimização em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca), o blog é a melhor maneira de conseguir tráfego para um site.

Muitas vezes, o blog é a porta de entrada de futuros clientes. Portanto, é importante que o blog da sua empresa seja relevante e conquiste a atenção do utilizador. Só assim este se tornará numa Lead e, futuramente, em um cliente.

O importante é:

. Planear bem a calendarização – não basta produzir conteúdo sobre temas aleatórios, têm de ser um planeamento estratégico para gerar valor para a sua audiência;
. Ter cadência nas postagens – é importante manter um ritmo de produção bem definido e postar, pelo menos, uma vez por semana, de preferência nos mesmos dias, para que seu público se habitue e comece a esperar pelos seus posts;
. Otimizar o texto para o Google – siga as boas práticas de SEO, como, por exemplo, definir palavras-chave relevantes para o seu mercado;
. Diversificar o tipo de comunicação: a forma mais comum de conteúdo em um blog é o texto, mas nada impede que você vá além e crie, também, infográficos, podcasts e vídeos.

  • VIDEOS

Os vídeos estão tão em alta que 1/3 das atividades online é utilizado para assistir vídeos. Mais, ter um vídeo em uma página de produto aumenta até 85% a intenção de compra, por reforçar a credibilidade do produto aos olhos do cliente.

Você pode utilizar vídeos tanto como suporte para outro canal, como para o blog e para as redes sociais. Por exemplo, pode criar canais específicos para vídeos, como um canal no YouTube. Também pode combinar as duas estratégias. Por exemplo, você pode colocar seus vídeos no YouTube e depois pô-los no seu blog ou redes sociais.

Se você for usá-los em seu blog e redes sociais, dê preferência a vídeos curtos e mais dinâmicos; caso você vá criar um canal no YouTube ou vá utilizar um formato de conteúdo em que o vídeo seja o meio principal, como um webinar, por exemplo, você pode criar vídeos mais longos e aprofundados.

  • MATERIAIS RICOS

Posts de blog e vídeos são bons conteúdos para atrair visitantes, mas para uma estratégia de Marketing de Conteúdo completa é necessário ter um outro conteúdo mais aprofundado.

É essa a função de um conteúdo rico: um material educativo que acrescenta valor aos visitantes. Com a oferta deste tipo de conteúdo a sua empresa pode continuar a educar os seus potenciais clientes e ir preparando-os ao longo do tempo para, no momento certo, fazer a abordagem de venda.

Um dos formatos de material rico mais popular é o eBook, que é usado para textos que ficam extensos demais para serem um post de blog. Mas, além dos eBooks, você pode também criar webinars, ferramentas, kits, infográficos, entre outros.

Mas, engana-se quem pensa que a produção desse material tem de ser trabalhosa. Pode começar por oferecer materiais ricos que sua empresa já possui e utiliza, como folhas de cálculo, templates, pesquisas e análises de mercado, artigos técnicos, checklists, glossários.

Posteriormente, pode produzir materiais pensados especificamente para responder às dúvidas e curiosidades dos seus potenciais clientes.

Fonte: Texto (adaptado para português de Portugal) do site Resultados Digitais

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