As 4 Grandes Lições Que Aprendi com o Senna

«Na semana que ficou marcada pelos 25 anos da morte Ayrton Senna, decidi revelar as 4 grandes lições que aprendi com o Campeão do Mundo de Formula 1 (1988, 1990 e 1991).

Senna que faleceu com 34 anos em Itália quando liderava o GP de San Marino, em Imola tornou-se numa das maiores lendas do desporto mundial.
Neste artigo irá descobrir as principais aptidões e habilidades na origem da sua performance marcante e memorável, assim como, um conjunto de conhecimentos e capacidades essenciais a qualquer profissional que pretenda destacar-se pela positiva.

Hard-Skills
Para ser o melhor em qualquer profissão, desporto ou hobby é necessário dispor de competências técnicas que permitam desempenhar a função ou tarefa necessária eficientemente. Normalmente designadas por “Hard-Skills”, estas competências não são mais do que os conhecimentos e capacidades necessárias para a execução daquilo a que se propõe.

Senna que nunca fez mais nada que não conduzir durante toda a sua vida, treinava arduamente, mais do que qualquer um dos seus adversários. Sendo particularmente conhecido pela sua sua condução rápida e destemida em pisos molhados. Tendo em conta a sua “função” pode considerar-se que o seu intenso treino físico, nada comum na época, fazia a diferença entre ganhar ou perder corridas e campeonatos. Ayrton Senna, como profissional era empenhado e competente e possuía uma aptidão inata para a sua profissão, fruto de muitos anos de treino, de especialização e foco.

Comprometimento e Atenção ao Detalhe

Senna não deixava nenhum pormenor ao acaso. Era um conhecido “detalhista” que preparava com toda a atenção e dedicação cada uma das corridas em que participava. O seu compromisso com a sua função ultrapassava os limites da pista sendo a a prioridade em todas as áreas da sua vida. Senna estava comprometido com o seu trabalho, com a sua equipa e com os seus objetivos. O que foi preponderante para fazer deste piloto uma lenda em todo o mundo e uma referência no que a compromisso e dedicação diz respeito.

Mentalidade Vencedora
Senna acreditava vigorosamente que nascera para competir e ganhar corridas e que tinha o direito divino a vencer!

A sua fé, juntamente com a sua força mental, realmente moviam montanhas e ajudavam-no a superar qualquer dificuldade.

Existem muitas histórias inspiradoras que comprovam a sua resiliência, determinação e capacidade de superação. Numa das mais inacreditáveis, podemos ver Senna vencer o GP do Brasil com o carro “avariado” (preso na 6ª velocidade.)

Desportista e Team Player
Não é algo que vejamos todos os dias, talvez nunca tenha acontecido antes, ou mesmo depois. Mas neste vídeo podemos ver o Ayrton Senna a salvar a vida de um colega, mesmo comprometendo a sua qualificatória e claro, a corrida.
Eric Comas conta como o Herói Ayrton lhe salvou a vida, ao desligar rapidamente o motor do seu carro. O piloto Francês ficou preso no carro, após um despiste. Como não conseguia parar de acelerar a gasolina continuava a ser injetada no motor. Uma explosão era uma questão de tempo.
Graças ao piloto Brasileiro que parou o carro e arriscou a sua própria vida, nada de grave aconteceu! São também muito conhecidas e partilhadas as inúmeras citações sobre o mérito da sua equipa nas vitórias.»

Texto de André Costa, no Linkedin
Sales & Marketing Experienced | Digital Marketing: Web and Graphic Designer Student & Freelancer See