Tendências do web design para este ano

Nos dias de hoje, se uma empresa pretende fazer-se sentir online é essencial recorrer a um website. Agregada a esta necessidade de ter um website está a apresentação visual do mesmo, ou seja, é fundamental que o design seja apelativo, de fácil leitura e interativo, de forma a que o público adira ao mesmo sem muitos obstáculos.

O design é uma área que está sempre em constante mudança e, acima de tudo, que depende da perspetiva de cada um – é como a arte. E tal como a arte, existem tendências consoante o meio temporal em que se insere. Aderir a essas tendências é estar a par dos padrões pré estabelecidos, para não os repetir e para se distanciar da concorrência; é ser criativo e ter capacidade de inovação.

No ano em que vivemos – 2019 – existem 7 grandes tendências que se destacam no web design:

1. Texto sobreposto a uma imagem: a imagem torna-se mais original após a combinação de caixas de texto com uma imagem de fundo.

2. Desenhos orgânicos e padrões geométricos: recorrer a formas pode, não só, prender a atenção de quem visita o site, como também, pode transmitir emoções e influenciar um caminho visual específico. Essas formas dão profundidade ao site e ajuda alguns elementos da página a tornarem-se destaque.

3. Cores vibrantes: são importantes para que os visitantes sejam influenciados a tomar decisões e a suscitar determinadas emoções. A utilização de cores fortes é uma grande aposta este ano.

4. Diagramação assimétrica: imagens alinhadas prendem a atenção do visitante, e as quebras entre as imagens permitem uma leitura mais fluida.

5. Movimento: qualquer movimento como animações, scrolling (rolagens) ou gatilhos, aumentam as probabilidades do visitante navegar mais tempo no site, pois dá a sensação de interação.

6. Tipografia artesanal: está cada vez mais na moda este tipo de tipografia, também conhecido como “tipografia handmade”, permitindo que o site tenha uma personalidade exclusiva.

7. Mobile first: é necessário existir uma otimização do site, de modo a que esteja apto a todos os dispositivos, principalmente o dispositivo móvel, tendo em conta que é, hoje em dia, o meio a que se recorre primeiro aquando do acesso à internet. Antes pensava-se em um design para desktop, que só depois se adaptasse ao mobile. Com o tempo avançamos para o inverso: designs para mobile que se adaptam ao desktop, ou seja, pensa-se na versão móvel primeiro.

Fonte: Ondaweb