Marketing de Conteúdos – “Content is King”
O Marketing de Conteúdos tornou-se numa poderosa estratégia de Marketing com o surgimento da Internet. São diversos os canais onde os utilizadores podem interagir com as marcas, bem como consumir os seus conteúdos: sejam eles em formato de vídeo, áudio ou texto.
Se desde sempre as marcas e as empresas competiram pela atenção do seu público, hoje estamos numa dimensão onde essa competição é ainda mais visível. É precisamente neste sentido que surge a frase “Content is king” (“o conteúdo é rei”), tão presente nas estratégias de marketing das marcas. Quanto melhores e mais relevantes forem os conteúdos, maior a probabilidade de atrair a atenção do público, gerar leads e, posteriormente, clientes.
Mas as vantagens de criar e partilhar conteúdos não se resumem apenas a gerar leads. Pelo contrário, dependendo do objetivo da empresa ou particular, esta estratégia pode também ajudar a posicionar-se no mercado como um especialista em determinado tema, estimular o brand awareness e até melhorar a sua posição no ranking dos motores de busca (SEO).
Os pontos-chave na criação de conteúdos são a relevância dos mesmos, a sua qualidade e, principalmente, a capacidade de acrescentarem valor a quem os consome. Não menos importantes são os canais onde estes mesmos conteúdos vão ser partilhados (site, redes sociais, etc.), sendo que devem ser pensados estrategicamente tendo em consideração o seu público-alvo.
A criação de conteúdos é um tópico sobre o qual já falámos no nosso artigo «Inbound Marketing ou Outbound Marketing, qual o melhor?». Conforme referimos, o Content Marketing (ou Marketing de Conteúdos) está intimamente relacionado com o Inbound Marketing, tratando-se de uma vez forma indireta de atrair público.