Exemplos que vêm de fora
Quando começou a trabalhar com marmitas saudáveis na própria cozinha com a sua mãe, em 2015, Monique Turquetti não imaginava o quanto seria difícil traçar uma estratégia certeira de vendas para fazer o negócio descolar. Entre erros e acertos, foi crescendo, abriu o Café Bistrô Saborear dois anos depois e passou a agregar valor ao que antes era apenas um serviço de produção e entrega.
Com um ponto físico na zona sul de São Paulo, a empreendedora passou a oferecer pequeno almoço e almoço para os trabalhadores das empresas da zona e ocupou o seu espaço com pequenos eventos. “A marmita segue sendo o carro-chefe, mas hoje completa-se com o bistrô. O pessoal adora, tanto que fazemos casamentos e aniversários para cerca de 60 pessoas”, comemora. Mas mesmo quando um empreendimento vai bem, há sempre espaço para melhorar.
Em 2018 Monique criou promoções e postou nas redes sociais, além de ter enviado uma única vez as informações aos seus clientes através do WhatsApp. “Foi muito fraco. Praticamente não tivemos retorno. Ficamos decepcionadas”, conta.
Já em 2019 tudo mudou: procurou formação com um curso de marketing digital e ainda participou em uma palestra específica sobre Black Friday, com uma especialista em marketing. “Com as dicas da palestra e o conhecimento do curso conseguimos vender em apenas uma semana 700 marmitas, número que normalmente vendemos num mês.”
Monique explica que resolveu aproveitar não apenas a sexta-feira de Black Friday, mas sim a semana inteira. Montou um cardápio com preços promocionais e criou um verdadeiro relacionamento com o seu público, até mesmo contactando cada cliente, individualmente. pelo WhatsApp.
“Começamos a anunciar nas nossas redes sociais com antecedência. Na semana específica avisamos os clientes na segunda e ainda relembramos na sexta que seria o último dia de promoção. Tivemos muito sucesso.”
Fonte: Texto (adaptado para português de Portugal) e foto do site Pequenas Empresas e Grandes Negócios